sábado, 24 de janeiro de 2015

Fazer o que gosta ou fazer pelo dinheiro?



Esse período do ano muitas pessoas nesse Brasil estão ansiosos para saberem seus resultados no SISU. Eu dou graças a GOD que passei dessa fase, porém, nunca sai dela. Aquela sensação de fazer algo ou se dedicar a algo que vai resolver sua vida financeira e te tornar independente. Sou recém formada em Ciências Sociais, um curso maravilhoso, mas não para te dar independência financeira, mas te emancipa pra vida e como ser humano. Porém, nem só de luz vive o ser humano, temos que buscar algo que nos satisfaça no sentido material. Sempre busquei algo que eu gostasse e me fizesse feliz, todo mundo diz que se você é bom em algo, não importa o que você faça. Hoje eu tenho outro pensamento em relação a isso.
Vivemos em uma sociedade capitalista, nossa força de trabalho é uma mercadoria, sendo assim, fazemos parte da filosofia da oferta e da procura,ou seja, certas profissões acabam sendo mais requisitadas do que outras, e temos que seguir de certa forma essa demanda se quisermos ganhar bem ou pelo menos conseguir emprego. 
Hoje se eu fosse escolher outra profissão (algo que já estou procurando fazer) eu primeiramente escolheria algo que me desse independência financeira, para depois fazer algo por amor. Sei que muitos de vocês estão escolhendo o curso ou já fizeram algo que se arrependeram ou pensam apenas em ter um ensino superior, não importa qual. A minha escolha foi por acaso e seguindo a última lógica mencionada. Eu gostei do que fiz e seria a pessoa mais feliz se trabalhasse com isso, mas esta não é a realidade.
Se conselho fosse bom, não se dava, se vendia. Mas hoje procuraria algo próximo do meu perfil, mas que me desse retorno financeiro. O tempo passa, tudo fica mais difícil, e as nossas escolhas de hoje irá refletir em nossa vida amanhã, portanto, pensar bem antes de dar o próximo passo é fundamental. Quando somos muito jovens podemos ainda mudar de percurso, recomeçar, mas quando você está na metade do caminho, como eu, o recomeço é bem mais difícil e exige mais cautela na decisão, pois pode ser que não dê para recomeçar novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar :) Responderei em breve.