sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

1º objetivo para 2015 - Economizar

Quando se inicia um novo ano pensamos sobre as novas metas para atingirmos durante o ano. Particularmente eu detestei o ano de 2014, por mim, ele já foi tarde. Sobre metas eu tenho várias, uma delas será economizar. Não sou boa em guardar dinheiro, assim como muitos brasileiros, mas estou montando pequenas estratégias e irei compartilhar a que estou fazendo no momento.
A primeira é o velho cofrinho. Mas não fazendo da forma que muitas pessoas fazem, juntando até encher o cofrinho e depois abre para retirar as moedas, geralmente no final do ano. Acho maldade reter tantas moedas, afinal, estas moedinhas fazem muita falta no comércio e os caixas ficam super chateados quando não as têm para passar troco, nós também quando eles perguntam - "tem alguma moeda para facilitar o troco?". Como no momento não estou podendo separar um dinheiro fixo para colocar na poupança, estou fazendo o seguinte, toda moeda que recebo eu coloco no meu cofrinho e no final do mês eu retiro as moedas, principalmente as moedas de valores maiores, R$ 0,25, R$ 0,50 e R$ 1,00, os valores menores eu só retiro quando tem muito. Depois eu troco por nota e deposito na minha poupança, geralmente eu consigo R$ 10,00, 15,00 por mês (em média). Além de não reter as moedas durante tanto tempo, acho mais inteligente colocar na poupança, por mais que seja valores "pequenos", esse dinheiro vai render na poupança, no seu cofrinho não vai render nada e com o passar do tempo em vez de ter centavos e reais a mais, só terá um valor x parado e contribuir com falta de moeda no mercado. Claro que para aqueles que conseguem separar um valor x por mês e depositar na poupança pode não ser interessante, e sim a de juntar moeda durante um tempo, afinal, é muito bom abrir o cofrinho depois de tanto tempo e ficar na expectativa de quanto conseguiu juntar.

Estratégia para economizar 1

Este é meu cofrinho Fat Louie, ele tem uma abertura em baixo para retirar as moedas. Não é tão bonitinho, mas faz tanto tempo que o tenho que virou o meu xodó.



Nos próximos post mostrarei a minha 2ª estratégia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar :) Responderei em breve.