terça-feira, 31 de março de 2015

Resenha - AFTER - Anna Todo

Então, eu li AFTER.



E acho que consigo escrever sem SPOILER

Eu baixei uma amostra no Google Play do livro AFTER e comecei a ler, foi aquele momento de fuçar e conhecer como é o esquema de ler em celular/tablet. Esta foi minha primeira leitura de um livro inteiro no celular.
 Achei a leitura interessante e baixei na internet a versão completa (free) e conclui a leitura pelo celular. E vamos para o que eu achei do livro.

SINOPSE

Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad ao transformar os integrantes da banda One Direction em personagens de uma história de amor sexy, a série After vira livro e promete ser o novo fenômeno editorial. No primeiro livro, Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar. Hardin é inspirado em Harry Styles, um dos membros do One Direction. Os outros quatro músicos da banda – Zayn, Niall, Louis e Liam – também viraram personagens na trama. Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma.

EDITORA: PARALELA
EDIÇÃO: 2014 (1ª Edição)

SOBRE O MEU PROCESSO DE LEITURA

AFTER é um romance para Jovens-adultos(ou New Adulto), particularmente o que me prendeu foi a forma como autora escreveu o livro, a leitura te prende, te envolve, te solta só quando acaba o livro.
Apesar da história contada não ser lá essas coisas, nenhuma grande novidade, eu me envolvi com os personagens. A minha maior decepção foi quando estava no meio do livro e fui pesquisar mais sobre a autora, sobre o livro e acabei descobrindo que o livro era baseada em uma Fanfic do One Direction (chocada). Mas como eu gosto de terminar um livro, não abandonei após esta informação.
Como eu não conheço a banda profundamente, só escutei algumas músicas na rádio (e gostei), então, não me afetou na construção da imagem dos personagens na minha cabeça. Só quando eu terminei de ler o livro que fui ver a foto dos garotos do One Direction e deixo aqui registrado que os personagens que criei na minha cabeça são bem mais interessantes.(as fãs que me desculpem)

O QUE EU ACHEI

Depois que terminei de ler o livro, fui ver algumas resenhas, muita gente metendo o pau, disseram que não gostaram, outros que gostaram, aquela coisa de quem ler livro, vê filme e consome qualquer coisa nessa vida. NÃO DÁ PARA AGRADAR TODO MUNDO.
Apesar do livro não ser para um perfil para minha idade (não tenho 18 anos, mas sou jovem ainda), eu gostei do livro, mas não sei se continuaria lendo.
O motivo? O final do livro não me deu tesão para continuar, assim como foi em 50 tons de cinza. Apesar de ter gostado de After, mesmo seguindo a lógica da mocinha inocente que se envolve com um cara malvado. A forma como autora encerra a história no primeiro livro, me deixou "encucada", fiquei me perguntando como ela daria continuidade e se teria ainda mais assunto para um segundo livro, fiquei mais chocada em saber que a saga conta com  4 LIVROS!!!! Então, imagino que autora tem muita criatividade e imaginação.

Enfim....

É um livro sobre uma jovem de 18 anos, estudiosa, certinha, caloura na universidade, que cruza com um grupo de jovens veteranos que curte sexo, Rock Roll e álcool, muito álcool.

Eu gostei da personagem Tessa (ou Theresa) que é a protagonista, ela representa bem aquelas pessoas que apesar de ser bem centrada nas coisas, acaba sendo abalada por uma grande paixão, mesmo sendo esta perigosa.

Hardin, que faz o par romântico com Tessa,  é um jovem rebelde, com vários problemas pessoais e familiares, que acaba se sentindo envolvido pela jovem e virgem Theresa.

O livro tem a fórmula clichê de todo livro romântico adolescente, mas achei legal a parte das brigas e dos conflitos, só achei doentio a relação dos dois. E fico admirada como algumas pessoas gostam e torcem por amores doentios (como foi em 50 tons de cinza).
Acho que o povo gosta mesmo do perigo...
Apesar de que na minha época de adolescente, os romances eram bem mais amenos do que os de agora e até as cenas de sexo eram bem mais implícito do que explícito.


PONTOS ALTOS DO LIVRO

  • A autora escreve muito bem, a história te prende, tanto que eu li rapidinho (4 dias, porque trabalho o dia todo). (isso foi consenso na maioria das resenhas que eu li, inclusive de quem falou que não gostou do livro)
  • Gostei da forma que ela encerra os capítulos
  • Os personagens brigam e se entendem como todo o casal normal
  • As cenas de sexo são bem construídas, com muita sensualidade, descrições, sensações (achei melhor do que 50 tons de cinza e também a maioria das pessoas que leram concordaram com esse ponto)

PONTOS BAIXOS

O Personagem Hardim eu achei um pouco "fraco", ao mesmo tempo que parece um garoto rebelde, tem atitudes de garoto mimado e sua relação com Tessa chega a ser um tanto doentia. Não acho legal  Tessa (ou Theresa) aceitar tantas coisas "por amor", como não curto esta visão de relacionamento.

Eu tive uma relação de amor e ódio com a protagonista ( o livro é narrado do ponto de vista dela), ao mesmo tempo que parece ter personalidade, se deixa levar pela opinião dos outros, essa questão de querer agradar as pessoas.

O personagem Noah, que é o primeiro namorado de Theresa antes de chegar à universidade, é um SACO! Gente,  a menina sacaneia ele quase o tempo todo, na cara dele, e o dito cujo ainda perdoa e quer ficar com ela. A parte mais ridícula do livro são as passagens que este personagem aparece e não vejo sentido nenhum a sua existência, a história daria para fluir sem ele na boa, tanto que as partes que ele não aparece, eu só lembro que ele fazia parte da história quando aparece em outros momentos.
E acho muito chato os acontecimentos envolvendo Noah. Algo que me incomodou muito, foi a ideia passada que tudo que se fazia contra o Noah era algo para ser "relevado" em nome do amor de Theresa e Hardin. Sacanear alguém nunca é legal! E ele perdoar Tessa em nome do amor que sente pelo tempo que esteve com ela, sabendo que ela não gosta dele, por favor.... e tipo...se a intenção era rolar um triângulo amoroso, não vi lógica nisso.
Vi mais entre Tessa com Zed.

VEREDITO FINAL

Talvez eu leia o segundo livro...só por curiosidade de como a autora vai arrumar mais coisa para escrever sobre esse casal de relação um tanto doentia. Imagino um final trágico...

Comentário bem pessoal: Achei melhor que 50 Tons de Cinza

Pelo prazer da leitura que tive, por ter me envolvido com a história e ter curtido as cenas de sacanagem, eu ainda dou nota 3,5 de 5.


Pra quem gostou do primeiro livro ou se interessa em ler, abaixo a imagem dos quatro livros.
Créditos da imagem Livros&Fuxicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar :) Responderei em breve.