domingo, 29 de março de 2015

Filme - "O iluminado" - 1980 x 1997

Pela primeira vez assisti a versão do filme "O iluminado" de 1980, baseado no livro clássico de Stephen King. Aproveitei que o Cinemark da minha cidade estava com uma série de exibições de  filmes clássicos.
Eu tinha visto umas três vezes a versão de 1997, a primeira vez foi quando passou na Record como uma "mini-série". 
Gostei muito do filme dirigido por Stanley Kubrick, fiquei tensa do início ao fim. Mas vamos para as comparações e o que eu achei das duas versões desta excelente obra.


O Iluminado - 1980 (Diretor- Stanley Kubrik)


Fonte da imagem: Aqui


Quando eu fui ao cinema ver este filme, não imaginei que fosse sentir medo novamente assistindo o iluminado, mas este filme é tenso do inicio ao fim. O legal que achei foi o final diferente do segundo filme,  que rendeu um "ar de novidade pra mim".

O QUE EU GOSTEI NO FILME

JACK NICHOLSON (forever) - Ele no papel de Jack foi sensacional! Ele dava medo e sua interpretação foi ótima (como sempre). Eu também gosto do Jack do outro filme, mas Nicholson faz você sentir medo só de olhar pra ele, sem precisar de maquiagem, nem um "UP" a mais para dar uma valorizada na imagem do personagem.


Fonte da imagem: Aqui



O menino DANNY (Ator - Dan Lloyd) - Gente, que fo-fu-ra é esse garoto! Fiquei com vontade de adotar um igual a ele.

Eu gostei muito da atuação do garoto e de como o diretor trabalhou o personagem. As reações do menino, a cena dele andando em seu triciclo pelo hotel, tudo foi perfeito.

Curiosidade: Se você quiser saber o que aconteceu com o garoto depois do filme e como ele está hoje clique aqui.



O FINAL DO FILME - Bem, sobre o final eu gostei mais ou menos. Achei bacana a perseguição no labirinto, mas foi só isso.

O QUE EU NÃO GOSTEI NO FILME

WENDY - A mãe (Atriz - Shelley Duvall) - Gente, eu fiquei chocada com atuação de Shelley como Wendy no filme. Ela pode até ser uma boa atriz, mas como foi trabalhado o personagem dela foi ho-rrí-vel. (Eu ODIEI com todas as minhas forças) Gente, uma mulher submissa, histérica e sem graça. Sabemos que nem o próprio King gostou de como Wendy ganhou vida neste filme, mas de fato foi o ponto negativo do diretor nesse filme.


Fonte da imagem - Aqui


A MORTE DO COZINHEIRO (Ator - Scatman Crothers) -  Não gostei dele ter morrido no final do filme. E gostei muito do ator.

ROTEIRO - Eu sei que o Diretor tinha que resumir a história para fazer um longa, mas achei que ele valorizou muito a caricatura dos personagens e deixou de dar mais desenvolvimento a estes. Quem sabe se ele tivesse trabalhado mais Wendy, teria ficado perfeito e não teria chateado Stephen King a ponto de querer fazer outro filme para contar a "verdadeira história" do Iluminado. Mas o Diretor foi sensasional em criar um clima e também contar uma história sem muitas explicações, fez ajustes que ajudaram e outras desnecessárias, mas não me xinguem fãs de Stanley Kubrick, esta é a minha opinião de um filme com roteiro adaptado e baseado em um livro.


O Iluminado - 1997 (Diretor - Mick Garris/ Roteiro - Stephen King)

Fonte da imagem aqui


Eu gosto muito da versão de 1997, por ser mais longo, de mostrar mais detalhes e falar mais do Hotel Overlook. Mas tem coisas que aqui também que não curti. Vamos lá...


O QUE EU NÃO GOSTEI NO FILME

DO GAROTO QUE FAZ DANNY ( Ator - Courtland Robert Mead) - Não gostei da escolha desse ator para fazer Danny, grande demais, esquisito demais, com a mesma expressão na maioria das cenas, enfim, ele daria para fazer filmes de fantasia, mas de suspense NO!

Fonte da imagem - Aqui

OS ANIMAIS FEITO DE GRAMA NO JARDIM - Quando assisti o filme pela primeira vez, eu tive medo daqueles bichos se movendo (tinha 11 anos na época, acho), revendo o filme, achei muito besta e sem noção ter aqueles bichos, nem medo dá, sinceridade. Achei mais legal o labirinto criado no primeiro filme.




TONY ( O amigo imaginário) -  Eu prefiro as conversas com Tony no primeiro filme, o menino conversando com o próprio dedo. Já no segundo, achei tosco ver aquele cara voando no ar....sei lá.


Imagem retirada da cena do Filme O "Iluminado" - 1997

A TRILHA SONORA - O primeiro filme tem muita tensão, clímax, causando pela trilha sonora. Apesar do segundo ter mais coisas sobrenaturais, não tem o "climão" por falta de uma trilha sonora que ajude a criar toda a situação.

O QUE EU GOSTEI NO FILME


  • Saber mais sobre o Hotel Overlook
  • O enredo 
  • A maneira como Jack vai se transformando a medida que vai passando o tempo no Hotel.
  • As cenas sobrenaturais do Hotel
  • O final do filme

Enfim, vocês que assistiram as duas versões, o que acharam?

Qual das duas famílias vocês preferem? Eu ficaria com o Jack Nicholson, o Danny do primeiro filme e a Wendy do segundo filme. O cozinheiro, tanto faz, os dois foram ótimos em seus papéis.


Créditos para Imagem retirada nesse site Aqui


Dica: Quem não viu o filme e deseja assistir tem disponível no YouTube as duas versões completa. É só pesquisar por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar :) Responderei em breve.