Terminei meu primeiro livro dos que pretendo ler na primeira semana literária de inverno 2015. A edição que utilizei foi esta da foto acima, ano 2009, 22º edição, 176 páginas, editora Perspectiva.
Esse livro já tinha sido indicado por um professor que eu tive de Ciências Política, já tinha pegado emprestado na biblioteca, mas não tinha lido. Desta vez resolvi encarar a leitura por obrigação, indicação e curiosidade.
Umberto Eco é um autor muito completo, ele tem vários trabalhos acadêmicos e literários, com a leitura deste livro fiquei curiosa em ler outras obras dele.
Imagem: Reprodução - Fonte: clica aqui
Na apresentação à Edição Brasileira, logo de início mostra um pouco o perfil do autor, um ponto que o leitor deve estar atento é que ele retrata este livro baseado na sua experiência no contexto da educação no ensino superior da Itália, então algumas normas acadêmicas, tais como citação, referência bibliográfica, etc. Devem ser levado em conta as regras atuais da ABNT.
De maneira bem geral, o livro traz dicas, roteiros, baseados na experiência própria do autor como professor, acadêmico e sua relação com seus alunos, do que funciona e o que não funciona quando você está elaborando uma tese ou qualquer outro tipo de trabalho acadêmico.
O que eu gostei foi da sensibilidade do autor, ele traça vários perfis de alunos, dos interessados, desinteressados, os que tem condições financeiras, os que estudam e trabalham e aqueles dos quais não sabem como funciona a lógica de uma biblioteca. Neste aspecto ele é bem metódico, no livro ensina passo a passo, com dicas de como escolher autores, como aproveitar e otimizar o seu tempo em uma biblioteca e nas escolhas dos livros e autores para o tema que se pretende estudar, até mesmo se você não tem em mente o que será o seu objeto de tese.
Algumas sugestões de Uberto Eco para pensar o tema do seu trabalho são bem interessante, uma delas é os detalhes que você deve deixar em se trabalho para que no futuro outros possam dar continuidade.
" (...)Contar como procedi para achar tal fragmento;"
"Informar como se deve fazer para achar outros(...)"
"Desse modo, não só forneci as provas para minha hipótese, mas procedi de maneira a permitir que outros continuem a pesquisar, para contestá-la ou confirma-lá." (p. 23)
Algumas dicas que ele sugere para pensar na hipótese do trabalho, que por coincidência eu sempre utilizei, são as seguintes:
"Uma das primeiras coisas a fazer para começar a trabalhar numa tese é escrever o título, a introdução e o índice final - Ou seja, tudo aquilo que os autores deixam no fim". (p.81)
Particularmente eu sempre gostei de fazer dessa forma, como maneira de visualizar a minha ideia como um todo, para a partir daí modificando o que for necessário. O autor mostra que dessa forma fica melhor para que com o avançar dos estudos, das pesquisas, tendo este índice, você terá uma espécie de "roteiro de viaje", um "plano de trabalho", que permitirá saber como fazer para atingir os objetivos e ir mudando conforme necessário.
Algo no livro que me fez refletir foi sobre o fichamento de textos, o autor traz algumas situações que nos obriga a ser mais organizados, como forma de otimizar o trabalho e também como de aproveitar as leituras realizadas em projetos futuros, neste aspecto aproveitei algumas sugestões. No livro tem alguns modelos de fichamento, de como você pode fazer para ficar mais didático as suas leituras.
Ele também mostra como fazer citações, usar dados primários, secundários, redação de texto, mas este ponto não aproveitei tanto, porque alguns pontos requer adequações as normas atualizadas da ABNT e isso poderia confundir, mas outras são interessantes para refletirmos principalmente no momento em que formos usar o discurso alheio em nosso trabalho.
O livro tem uma leitura agradável, serve para quem está fazendo qualquer trabalho acadêmico, não necessariamente uma tese, acho que para quem tem já uma experiência acadêmica não pode servir tanto, apenas algumas coisas, mas para quem está começando deveria ler.
Minha nota para o livro seria 3,5. Esta nota seria porque tem muitos anexos e algumas coisas que não são adequam as nossas normas de elaboração de trabalho científico. No entanto, o autor convida o leitor para uma conversa íntima de como proceder para se fazer um trabalho científico, de uma forma diferente dos outros manuais de metodologia de trabalho científico, aqui você tem um diálogo entre uma pessoa com experiência conversando com um leigo, ou quem não sabe ainda como por onde começar, mostrando os caminhos de forma didática e descontraída e te fazendo pensar sobre suas atitudes no dia a dia quando está trabalhando eu sua tese/monografia/dissertação/artigo ou até mesmo na sua forma de estudar.
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