terça-feira, 25 de agosto de 2015

Filme para ver e rever no cinema - O Pequeno Príncipe

Por incrível que pareça, eu ainda não li o livro "O Pequeno Príncipe". O que eu conheço da história são os desenhos que assistia quando era criança, lembro que passava no SBT pela manhã bem cedo, não perdia um episódio. Fui ao cinema ver o filme e chorei horrores, gente que filme lindo!!!

Apesar de algumas pessoas falarem que não gostaram, que não foram fiel ao livro... Na minha humilde opinião, eu vi que a intenção daqueles que fizeram o filme foi retratar uma história para além do livro (e baseado no livro e não uma fiel adaptação), mostrando o quanto este nos ensina sobre a vida que vivemos atualmente de forma crítica, mostrando o quanto ainda é atual os ensinamentos do livro. 

O filme têm umas passagens interessantes, vou citar algumas, sem aprofundar muito. O que me chamou atenção foi a relação ente as ciências humanas e exatas, o tempo todo a garotinha do filme está estudando matérias de cálculos, quando ela recebe o desenho com uma história enviada pelo seu vizinho, esta não dá importância, só despertando curiosidade depois, o que levou ao encantamento pela história do pequeno príncipe, no entanto, quando a menina diz a mãe que ela estava lendo uma história, a sua mãe tem uma reação do tipo - "que absurdo é este?".

Esta passagem no filme mostra como ler livros, histórias, filosofia, conhecimento que tem relação com a área de humanas são colocadas como coisas sem importância, no mundo atual, o "essencial" é valorizar o conhecimento que traga progresso, ou seja, física, química, matemática, tudo aquilo que a menina cita e aprende no seu dia a dia, que representa "a racionalização da vida", apesar de que saber conviver em sociedade, estabelecer relações com o outro, conhecer a si mesmo, também é importante para o "progresso" da humanidade.
 A menina descobriu um mundo através da história do pequeno príncipe, viajou, sonhou e viveu aquele momento, descobriu o que é ser criança e a importância de ter amigos.
Esta vida racionalizada, da era da tecnologia, controle, não permite estes momentos de aprender a viver outros mundos. E é  através da leitura e conhecendo outras pessoas que rompemos com os nossos preconceitos, estabelecer relacionamentos de qualidade, aprender sobre si, o outro e o mundo, algo que só a leitura nos permite e o contato com as pessoas também.

Outro ponto interessante mostrado no filme é sobre o excesso de trabalho, a vida controlada, a individualidade exacerbada, o egoismo, ausência das relações humanas, amizade, amor, companheirismo.
A discussão sobre o que consideramos essencial em nossas vidas é algo muito forte no filme, além de mostrar como estamos criando os nossos filhos, para se tornar adultos vencedores ou pessoas inseguras? Pessoas humanas ou robôs? Quem está ganhando com isso, você ou o sistema em que vivemos e mantemos?  Afinal, uma criança enfrenta o mundo como uma aventura, uma descoberta, sem medos.
Guardar lembranças, objetos, recordações, são coisas essenciais para fazermos lembrar do que somos ou formos um dia, esquecer significa que tudo deixa de ter importância. Precisamos dar sentido as nossas vidas, isto é ser humano, deixar isto e descartar como algo nãoessencial em nossas vidas é o que nos torna pessoas infelizes, o mundo fica sem graça, perde a sua cor.

"O essencial é invisível aos olhos"

Eu poderia fazer um texto imenso só analisando o filme, mas eu quero que vocês vivam esta experiência.

Abaixo eu deixo o trailer do filme o clip da trilha sonora do filme.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar :) Responderei em breve.