sábado, 18 de julho de 2015

Coisas que andam me irritando na maratona Literária 2015


A primeira semana da maratona foi muito intensa, deu uma esfriada na metade da segunda...mas não vamos deixar de ler, né?

Mas não é sobre a diminuição da temperatura que quero falar, mas algo que percebi mais intensamente acompanhando a galera nas redes sociais e booktubers como um todo, que foi a mania de falar EXPRESSÕES EM INGLÊS. Gente, pelas caridade!!!!Moramos em Brasil (com S), acho chato essa mania que temos de sermos colonizados e ficar achando que é "cool" falar gírias e expressões em inglês. Já temos poucas pessoas que não tem o hábito de ler e escrever, assim como entender o próprio português, e ficam nesse negócio de querer falar difícil em outro idioma, vamos falar no popular, fazer com que a maioria dos seres humanos que nasceram no Brasil entendam o que falam e também valorizar a nossa outra língua latino-americana, como somos, o Espanhol.

Coisas que me irritaram e me irritam ao ouvir:

TBR - uma sigla da palavra em inglês que quer dizer "livros que vou ver" ou a serem lidos.
FLOP- Gente, apanhei pra entender o diabo do termo "Flopei", "Flopar"...., que quer dizer que a pessoa vai falhar na leitura, não terminar, enfim, preferia dizer em nossa gíria "furar" ou qualquer coisa parecida.
YA - Leitura Jovem e adulto, precisa falar a sigla em inglês?
BOOK HALL - pra quê falar isso pra dizer que "Recebeu livros"????.

 Tem outros termos que não estou lembrando agora, mas era algo que via me chateando...Eu sou muito tímida para abrir canal no You Tube, mas se abrisse ia ter gírias em português e de vários cantos desse Brasil, expressões em nosso idioma,  a não ser que não existisse coisa para tal ou só em outra língua.
Acredito que fica muitas pessoas ouvindo essas expressões sem entender o que realmente estas significam, mas tem vergonha de perguntar a quem fala, ninguém fez ou tem condições (nem é obrigado) de fazer um bom curso de inglês, enfim, vamos melhorar no diálogo sem precisar se mostrar que é o Foda das galáxias só porque entende ou fala em inglês, vamos valorizar a nossa cultura, e claro, aprender outros idiomas para poder se entender e comunicar com pessoas que falam  em outro idioma, entendeu?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar :) Responderei em breve.