sexta-feira, 26 de junho de 2015

Sobre a série Game Of Thrones.



Então, vamos falar de Hame Of Thrones?

Dentre as várias séries que assisto Game Of Thrones é a única que estou conseguindo acompanhar assiduamente. Logo que assisti a primeira temporada, achei monótoma em questão de ação e por tantos diálogos, mas muito interessante o conteúdo por falar de política. A primeira temporada pra mim foi uma verdadeira aula de como conquistar o poder e de como mantê-lo em situações adversas. Os personagens bastante complexos e bem construídos, mas outra coisa me chamou atenção nesta série, a capacidade do autor de te chocar! Logo de primeira ele te deixa órfão do seu personagem preferido (Ned Stark), mas depois você entende que a sua morte não foi em vão, ela deu início continuidade maior série deste tempo.

Mas, não vou debater temporada, por temporada, até porque quem viu sabe do que estou falando e quem não viu não sabe e não entende a loucura de quem acompanha a história. Aqui eu quero deixar a minha observação sobre alguns personagens e o que eu acho como o autor vem trabalhando eles, sobreviventes até o momento. Não vou comentar as teorias já ditas por aí, vou fugir deste assunto, até porque comecei a ler o primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo para entender mais a lógica da história e da profundidade dos personagens. (Gente, o livro é sensacional! Breve no blog minha opinião sobre a leitura)

Algo que eu percebi nesta série em relação aos personagens principais sobreviventes até a 5º temporada, tirando Snow que ninguém sabe ele está definitivamente morto, observei uma característica comum entre eles, a principal é que são questionadores do sistema imposto que reina nesta terra criada por George Martin. Se forem observar todos eles parecem não se encaixar, seja pelo nascimento, por não compartilharem as tradições, costumes que são seguidas pela maioria setes reinos, como também rompem os elos nos quais eles foram criados, como Tyrion Lannister que sempre foi contra as atitudes da sua família, Jon Snow mudando o sistema na Muralha salvando os selvagens, Daenerys libertando os escravos e buscando um ideal de "mundo mais justo" e Ayria rompendo com os valores do que é ser uma mulher na sociedade, se negando seguir os hábitos destinados às mulheres do reino, buscando um relacionamento igualitário entre as pessoas independentemente do seu nascimento,  vivendo livremente, além de representar a rebeldia, aquela que foge das regras sociais.

Todos eles parecem não se encaixarem neste mundo, seja pela origem do nascimento, por não agirem de acordo com que se esperam deles,  por ser diferente em seu aspecto físico, por parecerem que estão à frente do seu tempo, estas coisas me chamaram atenção, que eles são tão diferentes, mas se sentarem em uma mesa se sentiram como iguais apesar das suas diferenças particulares. E mostram que suas fraquezas é o que dá força de se superarem, que o mundo muda não pelas tradições, costumes e a reprodução de tudo isso, mas por aqueles que tem coragem de romper as correntes que os prendem. Saber a história do mundo é importante para saber como foram estas mudanças, que elas mudam e nunca foram imutáveis, por isso que saber a história é tão importante nas Crônicas de Gelo e Fogo, tanto que são contadas tanto pela ciência quanto pela religião, sempre narradas por um ou outro personagem, afinal "existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia".

Gostaria de falar mais, só que o post vai ficaria imenso. Me falem mais o que acham da série e dos personagens.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar :) Responderei em breve.