quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Renovando portas e janelas - relato de uma inexperiente

Nessa minha vida a única coisa que me atrevi a pintar foi parede. Mas faz tanto tempo, que nem lembro de como se faz. Como andava cismada com o aspecto velho aqui do espaço onde eu moro (uma espécie de kitnet), quis pelo menos mudar o visual das portas e janelas. 
Antes de me aventurar, pesquisei em sites, blogs e vi alguns vídeos no youtube. Estes me ajudaram mais do que os vendedores das lojas, que não sabiam nada do material que vendiam e o que eu perguntava e as dúvidas que eu tinha, afinal, estão acostumados a vender para pessoas (homens) que já trabalham com este tipo de serviço, que vão na loja já sabendo o que comprar.
A minha porta nunca foi pintada, apenas passaram o fundo para madeira e anos se passaram, a poeira estava tão fixada na madeira que mesmo limpando não foi possível tirar toda a sujeira como eu gostaria. 

Mas vamos ao que interessa.

Eu usei:

  • Pincel de rolinho e pincel normal ( o primeiro é bom para usar em espaços grandes, sem detalhes, dá um acabamento bom, e o rolinho tem que ser o que tenha o material em esponja. O segundo utilizei para os detalhes das portas e janelas)
  • Usei esta tinta abaixo cor verde folha. Aqui perto de casa eu comprei por R$ 16,50 e precisei de duas latas de 900ml para pintar a porta e as janelas.
  • Lixa para madeira 150 e a 220
  • Pano velho para limpar
  • Bandeja para colocar a tinta
  • Fita crepe para isolar partes da parede e proteger a maçaneta
  • Jornais para proteger o chão (eu também usei os de propaganda de supermercado)
  • Diluente
  • luvas e máscaras
 Como eu fiz:

  • Limpei as portas e Janelas
  • lixei
  • Limpei novamente
  • Pintei (dei duas demãos)


Dicas:

O meu trabalho final eu gostei, ele não ficou 100% pela minha falta de experiência, mas já deu uma mudada no ambiente. Nas próximas pinturas as pequenas falhas vão melhorar. 
É importante esperar um tempo antes de dar outra demão, na janela não tive essa espera (eu esqueci) e vi a diferença no resultado quando fiz a espera do tempo na pintura da porta.
Eu tive problemas com os pincéis, como tive que esperar para dar outra demão, os pincéis ficaram duros e até mesmo durante a pintura eles endurecem. É bom limpá-los com diluente, porém, não gostei de usar tinta que precisa deste tipo de produto, pois tem o cheiro mais forte que a tinta. Eu ainda não testei a tinta a base de água, mas deve ser mais interessante em virtude da limpeza do pincel que vai endurecendo a medida que você vai pintando e isso interfere no resultado e também o força a usar mais tinta. Vou testar na pintura da porta do banheiro uma a base de água e depois faço a comparação aqui no blog.
Eu não achei o cheiro tão forte dessa tinta (dá para suportar), ela seca rápido e o cheiro passa rápido também, o que incomoda é quando você mistura a tinta com diluente que torna o cheiro mais forte, mas achei pior a minha experiência com a colorgin. (sou fresca com cheiro)

Tem coisas que é bom tentarmos fazer, além de economizarmos, ainda pode ser um programa em família, aqui em casa a minha irmã me ajudou na pintura. Coloca um som, uma roupa velha e nada como a sensação de um trabalho feito por você.

Eis o resultado:





* A foto da porta pintada foi tirada à noite, por isso a diferença na cor.


Como ficou a frente 



terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Renovando móvel de plástico


A minha primeira experiência com tinta foi para renovar um móvel de plástico que eu tinha no banheiro da minha casa (uma mini estante preta de plástico). Eu pesquisei muito e achei um vídeo super legal ensinado e fiz aqui em casa e deu super certo. O mais legal é que o móvel era igual ao meu e acredito que muita gente deve ter um desses em casa. 

No entanto, faço algumas ressalvas sobre esta experiência:

  • A tinta colorgin tem um cheiro muito forte (algo que não gostei), portanto, use máscara. 
  • A tinta metálica ouro da colorgin que utilizei (igual ao do vídeo) solta uma espécie de glitter, recomendo usar algum óculos, eu usei um escuro que tinha aqui em casa para proteger.
  • Pesquise bem o preço, percebi uma diferença imensa no valor desta tinta nos locais que procurei na cidade onde eu moro. (não me recordo do preço no momento)

O resultado é PERFEITO!
Atenção: Não indico usar depois de pintado este móvel no banheiro, o meu ficou todo manchado e feio com a umidade :( 

Abaixo deixo a foto de como ficou o meu depois da renovação e o vídeo no qual me inspirei. Aqui valeu super a pena ficar com o velho e renová-lo.


segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Sobre as postagens futuras

A vontade de criar este blog tem relação com a fase da minha vida que ando passando no momento, entre a renovação e a mudança em todos os aspectos. Acredito que quem entra na fase dos 30 anos deve ter essa sensação, como diz um trecho da música de Sandy - "Aquela dos 30":
"Tenho sonhos adolescentes
Mas as costas doem
Sou jovem pra ser velha
E velha pra ser jovem"
  Ainda não cheguei aos 30 anos (tenho 28), não sei vocês, mas passo por uma  fase de querer construir coisas sólidas, organizar a vida e ainda definir o que quero ser e ao mesmo tempo tenho uma ideia do que sou. A impressão é que entramos numa fase de amadurecimento e ao mesmo tempo continuamos com as incertezas sobre a vida assim como na época de quando éramos adolescentes.
Mas fugindo um pouco do contexto pessoal, no blog vou tratar de diversos assuntos, tudo dependerá da "vibe" que estarei passando, assim como pretendo chamar alguns convidados para postar aqui no blog sobre assuntos que tenha a vê com o blog e com interesses destes, assim como compartilhar o que eu achar de legal por aí, tenho a intenção de construir um blog coletivo para manter sempre atualizado.
No momento como estou na fase de renovação do lar,  nas primeiras postagens irei compartilhar as minhas experiências com pintura, decoração, organização etc. A frequência será como a de todo blogueiro, a medida que o tempo surgir e a inspiração aparecer.

domingo, 28 de dezembro de 2014

Em construção

Olá,

Para aqueles que não me conhecem, já fui blogueira durante muito tempo, o meu último blog foi o "Contos de Nise", este último mantive durante cinco anos e foi uma experiência incrível. Conheci várias pessoas, fiz amizades e troquei experiências. Por causa da faculdade não foi possível acompanhar os blogs dos meus colegas e muito menos atualizar o meu. Esse período longe deste universo já faz quase 3 anos, nem acredito que se passou tanto tempo. 
De uns tempos pra cá, após o término do curso, senti falta das coisas que fazia antes, além de estar entrando em outra fase da minha vida e buscando novas experiências que gostaria de compartilhar, este espaço, assim como no meu blog anterior, funcionava para mim como uma forma de "terapia"  e também porque acho muito interessante este mundo dos blogs, vlogs  etc. Aprendemos muito uns com os outros e compartilhar o conhecimento é super importante, principalmente com coisas boas e podendo ajudar outras pessoas de alguma forma. Aos poucos vou organizando a "casa" e espero que este novo projeto perdure durante muito tempo.