quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Renovando portas e janelas - relato de uma inexperiente

Nessa minha vida a única coisa que me atrevi a pintar foi parede. Mas faz tanto tempo, que nem lembro de como se faz. Como andava cismada com o aspecto velho aqui do espaço onde eu moro (uma espécie de kitnet), quis pelo menos mudar o visual das portas e janelas. 
Antes de me aventurar, pesquisei em sites, blogs e vi alguns vídeos no youtube. Estes me ajudaram mais do que os vendedores das lojas, que não sabiam nada do material que vendiam e o que eu perguntava e as dúvidas que eu tinha, afinal, estão acostumados a vender para pessoas (homens) que já trabalham com este tipo de serviço, que vão na loja já sabendo o que comprar.
A minha porta nunca foi pintada, apenas passaram o fundo para madeira e anos se passaram, a poeira estava tão fixada na madeira que mesmo limpando não foi possível tirar toda a sujeira como eu gostaria. 

Mas vamos ao que interessa.

Eu usei:

  • Pincel de rolinho e pincel normal ( o primeiro é bom para usar em espaços grandes, sem detalhes, dá um acabamento bom, e o rolinho tem que ser o que tenha o material em esponja. O segundo utilizei para os detalhes das portas e janelas)
  • Usei esta tinta abaixo cor verde folha. Aqui perto de casa eu comprei por R$ 16,50 e precisei de duas latas de 900ml para pintar a porta e as janelas.
  • Lixa para madeira 150 e a 220
  • Pano velho para limpar
  • Bandeja para colocar a tinta
  • Fita crepe para isolar partes da parede e proteger a maçaneta
  • Jornais para proteger o chão (eu também usei os de propaganda de supermercado)
  • Diluente
  • luvas e máscaras
 Como eu fiz:

  • Limpei as portas e Janelas
  • lixei
  • Limpei novamente
  • Pintei (dei duas demãos)


Dicas:

O meu trabalho final eu gostei, ele não ficou 100% pela minha falta de experiência, mas já deu uma mudada no ambiente. Nas próximas pinturas as pequenas falhas vão melhorar. 
É importante esperar um tempo antes de dar outra demão, na janela não tive essa espera (eu esqueci) e vi a diferença no resultado quando fiz a espera do tempo na pintura da porta.
Eu tive problemas com os pincéis, como tive que esperar para dar outra demão, os pincéis ficaram duros e até mesmo durante a pintura eles endurecem. É bom limpá-los com diluente, porém, não gostei de usar tinta que precisa deste tipo de produto, pois tem o cheiro mais forte que a tinta. Eu ainda não testei a tinta a base de água, mas deve ser mais interessante em virtude da limpeza do pincel que vai endurecendo a medida que você vai pintando e isso interfere no resultado e também o força a usar mais tinta. Vou testar na pintura da porta do banheiro uma a base de água e depois faço a comparação aqui no blog.
Eu não achei o cheiro tão forte dessa tinta (dá para suportar), ela seca rápido e o cheiro passa rápido também, o que incomoda é quando você mistura a tinta com diluente que torna o cheiro mais forte, mas achei pior a minha experiência com a colorgin. (sou fresca com cheiro)

Tem coisas que é bom tentarmos fazer, além de economizarmos, ainda pode ser um programa em família, aqui em casa a minha irmã me ajudou na pintura. Coloca um som, uma roupa velha e nada como a sensação de um trabalho feito por você.

Eis o resultado:





* A foto da porta pintada foi tirada à noite, por isso a diferença na cor.


Como ficou a frente 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar :) Responderei em breve.