segunda-feira, 6 de abril de 2015

Eu assisti - Cinderella (2015)



                                                            link da imagem

GENTE! QUE FILME LINDO. *_______________*

Eu sou fã da história da Cinderella. Eu tinha disco de vinil, DVD, ouvia e assistia várias vezes quando criança. E sinceramente, de tantos filmes baseado na história, até o momento o meu preferido era "Para sempre Cinderella", com Drew Barrymore. (além do próprio desenho, é claro)

Mas a nova versão não decepcionou, mas sim emocionou. O que pude observar nessa versão é a valorização do amor pela família,  (assim como Frozen, que veio com essa proposta), no filme trouxe o amor entre Pai e filho/filha.

Quem não viu, corra para ver, pois é um filme para ver no cinema. A transformação do vestido de Cinderella e o baile são  cenas lindas de se ver, e não tem a mesma graça vendo em casa, mesmo que você tenha uma super ultra TV MEGA POWER.

Não sei mais o que dizer, apenas, ASSISTA.

Ah! Para os fãs de Frozen, antes do filme de um curta bem legal do desenho.

Bibidi 
Bibidi bobidi 
Bibidi bobidi 
BU!


                                                            link da imagem

Indico para todas as idades.

domingo, 5 de abril de 2015

Resenha do Livro - Mil dias em Veneza ( e vários anos para terminar de ler)



                                                                      Foto: Autora do blog


Primeiramente, vou procurar resumir neste post a saga que foi conseguir terminar o Livro "Mil dias em Veneza" de Marlene de Blasi. Comecei a ler em Junho de 2012 e só consegui concluir em Abril de 2015.

Vamos começar com o principal motivo (SPOILER):

A LEITURA É CHATA!

E como não gosto de deixar um livro pela metade... fui fiel e terminei de ler.

Este livro eu ganhei de aniversário (do meu lindo namorado). Este livro tinha tudo para eu amar (por isso ele me deu), fala sobre Veneza, um lugar que sou louca pra conhecer (com ele), e comida (coisas que amamos fazer). Mas não foi tudo aquilo que imaginava e esperava quando eu li, o que me decepcionou.

 Mas, vamos primeiramente saber do que trata o livro de fato e o que eu tenho a dizer sobre a história como um todo.


DADOS DO LIVRO:

Nome: Mil dias em Veneza
Autora: Marlena de Blasi
Tradução: Fernanda Abreu
Editora: SEXTANTE (2010)

Vou pular a sinopse literal do livro.

                                                                                       Foto: Autora do blog


DO QUE FALA O LIVRO?

O livro é baseado em uma história real, conta a experiência de Marlena de Blasi e sobre a sua segunda viagem à Veneza em 1993, na qual acabou mudando a sua vida completamente. Nesta viagem ela conheceu Fernando, que já tinha se apaixonado por ela à primeira vista quando Marlene esteve em Veneza em 1989, passeando pela Piazza San Marco.

Após seu encontro com Fernando, ela acaba se sentindo envolvida por este estranho, despertando uma paixão meio que inexplicável. Se viu mudar de vida completamente, de forma repentina, trocando a sua vida nos EUA para viver um amor com um estranho em outro País.


  Foto: Autora do blog


COMO FOI MEU PROCESSO DE LEITURA

Meu processo de leitura, como disse no início deste post, foi longo...pela falta de tempo e porque não é uma leitura que te prende.

No começo da leitura, quando Marlene conhece Fernando é bem interessante. Porque você se coloca no lugar dos dilemas dela, uma mulher independente, divorciada, com os filhos criados, largando tudo por um homem que acabou de conhecer,  mudando para outro País, outra cultura, outra língua, realmente é para os fortes e loucos.

 No entanto, depois que ela se instala em Veneza, o livro fica monótono, se arrasta....e olhe que é um livro de apenas 232 páginas!

Mas cada capítulo parece não ter fim. Dá uma melhorada perto do final da história, quando eles se casam e o dilema de recomeçar de novo permeia o casal, quando Fernando decide largar o emprego, e eles se deparam em ter que mudar de casa, de cidade, estando os dois desempregados.

O QUE EU ACHEI

A história tinha tudo para dar um excelente livro e quem sabe um bom filme. Mas se perdeu....não sei se foi a tradução ou a forma da autora escrever sua própria história.

Pode ser que por se tratar de uma história de uma mulher de 50 anos, e eu não ter essa idade, posso não ter me identificado com o romance. Mas li recentemente dois romances, que retrata os dois extremos, enquanto AFTER é um romance para jovens de 18 anos, Mil dias em Veneza é para as mulheres maduras na faixa dos 50 anos, enfim, estou no meio do caminho aí...

Eu li algumas resenhas sobre o livro, tem um pessoal que ADOROU o livro e tipo...não entendi porque ADORARAM, mas enfim. E tem uma galera que achou mais ou menos...

O que eu gostei do livro é que na parte final ela dá umas dicas de lugares para visitar em Veneza, receitas de comidas que ela fazia para Fernando, afinal, ela é chef e crítica gastronômica.

O problema do livro foi porque não consegui criar as cenas, os personagens na minha cabeça. Ela descrevia mas as receitas do que o cenário onde ela estava em si, era difícil de visualizar.

PONTOS ALTOS DO LIVRO

  • Achei bacana a autora falar um pouco sobre os hábitos dos moradores de Veneza, conhecer um pouco a cultura.
  • O casamento de Marlene e Fernando (gente, muito lindo saber como é realizado o casamento em Veneza).
  • O momento em que eles decidem deixar Veneza.
  • As dicas de lugares para conhecer no final do livro.
  • Os dilemas de recomeçar a vida em todos os aspectos após os 50 anos.

PONTOS BAIXOS DO LIVRO

  • A narrativa do livro é cansativa.
  • As descrições das comidas que ela prepara é cansativo.
  • Ela se referir a Fernando como estranho mesmo depois de estar convivendo com ele.
  • Não foi possível sentir a paixão dela por Fernando no decorrer do livro.
  • Já no final parecia que as coisas eram "puladas", ficando confuso entender algumas partes da história.

VEREDITO FINAL

Eu não vou ler a continuação da história, até que gostaria, pois fiquei curiosa em saber como Marlene e Fernando vão superar mais um desafio na vida deles, agora juntos e casados. Mas fico imaginando se a leitura será chaterríma como foi desse livro.

Eu só indico o livro para as pessoas na faixa etária dos 40 anos em diante, vocês novinhas, podem não se identificarem com a história.

Comentário pessoal: No geral, eu não gostei do livro. Mas tiveram duas passagens que me fizeram refletir.

O momento reluzente do livro:

"(...)Ouço o sussurro: Segure a minha mão e rejuvenesça comigo; não se apresse; seja um iniciante; enfeite os cabelos com pérolas; plante batatas; acenda as velas; mantenha o fogo aceso; atreva-se amar alguém; diga a verdade a si mesmo; mantenha-se enlevado. (...)" (p.209)

Minha nota? 2 de 5



Para quem leu o livro e gostou (ou para quem tem interesse em ler) deixo a imagem abaixo da continuação da história do casal. Também deixo um vídeo no qual aparece Marlene e Fernando, falando um pouco sobre a história do livro (pelo que consegui entender)



sábado, 4 de abril de 2015

2 teorias por 1 prazer


                                                 Link de onde encontrei esta imagem


O título deste post poderia ser o título do meu futuro livro rsrrsrsrs

Este Post é para esclarecer as metas que pretendo seguir em relação a leitura em 2015. Para quem não sabe, sou bacharel em Ciências Sociais e no momento estou no processo para obter a minha habilitação em licenciatura (pretendo ser uma futura docente de Sociologia). Além disso, trabalho o dia inteiro, me restando pouco tempo para leitura. 

Durante a minha graduação eu deixei de ler muitos livros por prazer, lia mais livros teóricos, com o tempo passa ser cansativo ler até por prazer. Mas como tem um tempo que não estou lendo teorias mais "pesadas", retomei o ritmo de leitura lendo livros que não são para "pensar", mas por diversão. Foi o que aconteceu com After e Mil dias em Veneza ( que em breve vou postar a resenha).

Mas como ainda tenho meus compromissos acadêmicos, irei ler dois livros teóricos para poder ler um por prazer. Vou compartilhar as minhas leituras e outras coisas mais aqui no blog, o bacana é que nas Ciências Sociais tem muita leitura teórica que pode proporcionar excelentes posts e discussões.

Não vejo a hora de concluir as leituras teóricas para me dar o prazer de ler um bom livro, o que não significa que as teorias sejam ruins neste aspecto, mas existe uma diferença entre ler por finalidade acadêmica, que significa fazer uma leitura interpretativa com finalidade de entender o pensamento do autor em seu aspecto teórico-metodológico, no intuito de contribuir com suas pesquisas e estudos em determinada área do conhecimento. Do que ler simplesmente pelo prazer de viajar na história de um bom livro.

No final das contas minha gente, ler é o maior BARATO! Não importa o tipo do livro, revista, HQ, o importante é mergulhar de cabeça numa boa leitura.

 O conhecimento que irá obter será seu.