terça-feira, 31 de março de 2015

Resenha - AFTER - Anna Todo

Então, eu li AFTER.



E acho que consigo escrever sem SPOILER

Eu baixei uma amostra no Google Play do livro AFTER e comecei a ler, foi aquele momento de fuçar e conhecer como é o esquema de ler em celular/tablet. Esta foi minha primeira leitura de um livro inteiro no celular.
 Achei a leitura interessante e baixei na internet a versão completa (free) e conclui a leitura pelo celular. E vamos para o que eu achei do livro.

SINOPSE

Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad ao transformar os integrantes da banda One Direction em personagens de uma história de amor sexy, a série After vira livro e promete ser o novo fenômeno editorial. No primeiro livro, Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar. Hardin é inspirado em Harry Styles, um dos membros do One Direction. Os outros quatro músicos da banda – Zayn, Niall, Louis e Liam – também viraram personagens na trama. Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma.

EDITORA: PARALELA
EDIÇÃO: 2014 (1ª Edição)

SOBRE O MEU PROCESSO DE LEITURA

AFTER é um romance para Jovens-adultos(ou New Adulto), particularmente o que me prendeu foi a forma como autora escreveu o livro, a leitura te prende, te envolve, te solta só quando acaba o livro.
Apesar da história contada não ser lá essas coisas, nenhuma grande novidade, eu me envolvi com os personagens. A minha maior decepção foi quando estava no meio do livro e fui pesquisar mais sobre a autora, sobre o livro e acabei descobrindo que o livro era baseada em uma Fanfic do One Direction (chocada). Mas como eu gosto de terminar um livro, não abandonei após esta informação.
Como eu não conheço a banda profundamente, só escutei algumas músicas na rádio (e gostei), então, não me afetou na construção da imagem dos personagens na minha cabeça. Só quando eu terminei de ler o livro que fui ver a foto dos garotos do One Direction e deixo aqui registrado que os personagens que criei na minha cabeça são bem mais interessantes.(as fãs que me desculpem)

O QUE EU ACHEI

Depois que terminei de ler o livro, fui ver algumas resenhas, muita gente metendo o pau, disseram que não gostaram, outros que gostaram, aquela coisa de quem ler livro, vê filme e consome qualquer coisa nessa vida. NÃO DÁ PARA AGRADAR TODO MUNDO.
Apesar do livro não ser para um perfil para minha idade (não tenho 18 anos, mas sou jovem ainda), eu gostei do livro, mas não sei se continuaria lendo.
O motivo? O final do livro não me deu tesão para continuar, assim como foi em 50 tons de cinza. Apesar de ter gostado de After, mesmo seguindo a lógica da mocinha inocente que se envolve com um cara malvado. A forma como autora encerra a história no primeiro livro, me deixou "encucada", fiquei me perguntando como ela daria continuidade e se teria ainda mais assunto para um segundo livro, fiquei mais chocada em saber que a saga conta com  4 LIVROS!!!! Então, imagino que autora tem muita criatividade e imaginação.

Enfim....

É um livro sobre uma jovem de 18 anos, estudiosa, certinha, caloura na universidade, que cruza com um grupo de jovens veteranos que curte sexo, Rock Roll e álcool, muito álcool.

Eu gostei da personagem Tessa (ou Theresa) que é a protagonista, ela representa bem aquelas pessoas que apesar de ser bem centrada nas coisas, acaba sendo abalada por uma grande paixão, mesmo sendo esta perigosa.

Hardin, que faz o par romântico com Tessa,  é um jovem rebelde, com vários problemas pessoais e familiares, que acaba se sentindo envolvido pela jovem e virgem Theresa.

O livro tem a fórmula clichê de todo livro romântico adolescente, mas achei legal a parte das brigas e dos conflitos, só achei doentio a relação dos dois. E fico admirada como algumas pessoas gostam e torcem por amores doentios (como foi em 50 tons de cinza).
Acho que o povo gosta mesmo do perigo...
Apesar de que na minha época de adolescente, os romances eram bem mais amenos do que os de agora e até as cenas de sexo eram bem mais implícito do que explícito.


PONTOS ALTOS DO LIVRO

  • A autora escreve muito bem, a história te prende, tanto que eu li rapidinho (4 dias, porque trabalho o dia todo). (isso foi consenso na maioria das resenhas que eu li, inclusive de quem falou que não gostou do livro)
  • Gostei da forma que ela encerra os capítulos
  • Os personagens brigam e se entendem como todo o casal normal
  • As cenas de sexo são bem construídas, com muita sensualidade, descrições, sensações (achei melhor do que 50 tons de cinza e também a maioria das pessoas que leram concordaram com esse ponto)

PONTOS BAIXOS

O Personagem Hardim eu achei um pouco "fraco", ao mesmo tempo que parece um garoto rebelde, tem atitudes de garoto mimado e sua relação com Tessa chega a ser um tanto doentia. Não acho legal  Tessa (ou Theresa) aceitar tantas coisas "por amor", como não curto esta visão de relacionamento.

Eu tive uma relação de amor e ódio com a protagonista ( o livro é narrado do ponto de vista dela), ao mesmo tempo que parece ter personalidade, se deixa levar pela opinião dos outros, essa questão de querer agradar as pessoas.

O personagem Noah, que é o primeiro namorado de Theresa antes de chegar à universidade, é um SACO! Gente,  a menina sacaneia ele quase o tempo todo, na cara dele, e o dito cujo ainda perdoa e quer ficar com ela. A parte mais ridícula do livro são as passagens que este personagem aparece e não vejo sentido nenhum a sua existência, a história daria para fluir sem ele na boa, tanto que as partes que ele não aparece, eu só lembro que ele fazia parte da história quando aparece em outros momentos.
E acho muito chato os acontecimentos envolvendo Noah. Algo que me incomodou muito, foi a ideia passada que tudo que se fazia contra o Noah era algo para ser "relevado" em nome do amor de Theresa e Hardin. Sacanear alguém nunca é legal! E ele perdoar Tessa em nome do amor que sente pelo tempo que esteve com ela, sabendo que ela não gosta dele, por favor.... e tipo...se a intenção era rolar um triângulo amoroso, não vi lógica nisso.
Vi mais entre Tessa com Zed.

VEREDITO FINAL

Talvez eu leia o segundo livro...só por curiosidade de como a autora vai arrumar mais coisa para escrever sobre esse casal de relação um tanto doentia. Imagino um final trágico...

Comentário bem pessoal: Achei melhor que 50 Tons de Cinza

Pelo prazer da leitura que tive, por ter me envolvido com a história e ter curtido as cenas de sacanagem, eu ainda dou nota 3,5 de 5.


Pra quem gostou do primeiro livro ou se interessa em ler, abaixo a imagem dos quatro livros.
Créditos da imagem Livros&Fuxicos


domingo, 29 de março de 2015

Filme - "O iluminado" - 1980 x 1997

Pela primeira vez assisti a versão do filme "O iluminado" de 1980, baseado no livro clássico de Stephen King. Aproveitei que o Cinemark da minha cidade estava com uma série de exibições de  filmes clássicos.
Eu tinha visto umas três vezes a versão de 1997, a primeira vez foi quando passou na Record como uma "mini-série". 
Gostei muito do filme dirigido por Stanley Kubrick, fiquei tensa do início ao fim. Mas vamos para as comparações e o que eu achei das duas versões desta excelente obra.


O Iluminado - 1980 (Diretor- Stanley Kubrik)


Fonte da imagem: Aqui


Quando eu fui ao cinema ver este filme, não imaginei que fosse sentir medo novamente assistindo o iluminado, mas este filme é tenso do inicio ao fim. O legal que achei foi o final diferente do segundo filme,  que rendeu um "ar de novidade pra mim".

O QUE EU GOSTEI NO FILME

JACK NICHOLSON (forever) - Ele no papel de Jack foi sensacional! Ele dava medo e sua interpretação foi ótima (como sempre). Eu também gosto do Jack do outro filme, mas Nicholson faz você sentir medo só de olhar pra ele, sem precisar de maquiagem, nem um "UP" a mais para dar uma valorizada na imagem do personagem.


Fonte da imagem: Aqui



O menino DANNY (Ator - Dan Lloyd) - Gente, que fo-fu-ra é esse garoto! Fiquei com vontade de adotar um igual a ele.

Eu gostei muito da atuação do garoto e de como o diretor trabalhou o personagem. As reações do menino, a cena dele andando em seu triciclo pelo hotel, tudo foi perfeito.

Curiosidade: Se você quiser saber o que aconteceu com o garoto depois do filme e como ele está hoje clique aqui.



O FINAL DO FILME - Bem, sobre o final eu gostei mais ou menos. Achei bacana a perseguição no labirinto, mas foi só isso.

O QUE EU NÃO GOSTEI NO FILME

WENDY - A mãe (Atriz - Shelley Duvall) - Gente, eu fiquei chocada com atuação de Shelley como Wendy no filme. Ela pode até ser uma boa atriz, mas como foi trabalhado o personagem dela foi ho-rrí-vel. (Eu ODIEI com todas as minhas forças) Gente, uma mulher submissa, histérica e sem graça. Sabemos que nem o próprio King gostou de como Wendy ganhou vida neste filme, mas de fato foi o ponto negativo do diretor nesse filme.


Fonte da imagem - Aqui


A MORTE DO COZINHEIRO (Ator - Scatman Crothers) -  Não gostei dele ter morrido no final do filme. E gostei muito do ator.

ROTEIRO - Eu sei que o Diretor tinha que resumir a história para fazer um longa, mas achei que ele valorizou muito a caricatura dos personagens e deixou de dar mais desenvolvimento a estes. Quem sabe se ele tivesse trabalhado mais Wendy, teria ficado perfeito e não teria chateado Stephen King a ponto de querer fazer outro filme para contar a "verdadeira história" do Iluminado. Mas o Diretor foi sensasional em criar um clima e também contar uma história sem muitas explicações, fez ajustes que ajudaram e outras desnecessárias, mas não me xinguem fãs de Stanley Kubrick, esta é a minha opinião de um filme com roteiro adaptado e baseado em um livro.


O Iluminado - 1997 (Diretor - Mick Garris/ Roteiro - Stephen King)

Fonte da imagem aqui


Eu gosto muito da versão de 1997, por ser mais longo, de mostrar mais detalhes e falar mais do Hotel Overlook. Mas tem coisas que aqui também que não curti. Vamos lá...


O QUE EU NÃO GOSTEI NO FILME

DO GAROTO QUE FAZ DANNY ( Ator - Courtland Robert Mead) - Não gostei da escolha desse ator para fazer Danny, grande demais, esquisito demais, com a mesma expressão na maioria das cenas, enfim, ele daria para fazer filmes de fantasia, mas de suspense NO!

Fonte da imagem - Aqui

OS ANIMAIS FEITO DE GRAMA NO JARDIM - Quando assisti o filme pela primeira vez, eu tive medo daqueles bichos se movendo (tinha 11 anos na época, acho), revendo o filme, achei muito besta e sem noção ter aqueles bichos, nem medo dá, sinceridade. Achei mais legal o labirinto criado no primeiro filme.




TONY ( O amigo imaginário) -  Eu prefiro as conversas com Tony no primeiro filme, o menino conversando com o próprio dedo. Já no segundo, achei tosco ver aquele cara voando no ar....sei lá.


Imagem retirada da cena do Filme O "Iluminado" - 1997

A TRILHA SONORA - O primeiro filme tem muita tensão, clímax, causando pela trilha sonora. Apesar do segundo ter mais coisas sobrenaturais, não tem o "climão" por falta de uma trilha sonora que ajude a criar toda a situação.

O QUE EU GOSTEI NO FILME


  • Saber mais sobre o Hotel Overlook
  • O enredo 
  • A maneira como Jack vai se transformando a medida que vai passando o tempo no Hotel.
  • As cenas sobrenaturais do Hotel
  • O final do filme

Enfim, vocês que assistiram as duas versões, o que acharam?

Qual das duas famílias vocês preferem? Eu ficaria com o Jack Nicholson, o Danny do primeiro filme e a Wendy do segundo filme. O cozinheiro, tanto faz, os dois foram ótimos em seus papéis.


Créditos para Imagem retirada nesse site Aqui


Dica: Quem não viu o filme e deseja assistir tem disponível no YouTube as duas versões completa. É só pesquisar por lá.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Mudanças no Blog - Entre o velho e o novo

Pessoal, estou fazendo mudanças no blog. Eu alterei o título do blog e pretendo mudar o perfil do blog também, mas não fugindo tanto do que eu vinha fazendo.

Deixamos de ser "Entre o velho e o novo", para "luzes na estante". O primeiro nome não achava atrativo e adorei o novo nome do blog. O e-mail para contanto continua tudo o mesmo, depois estarei fazendo mudanças na aparência do blog, fazendo alterações e postando novidades.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Filmes que quero ver no mês de Março

Março promete bons filmes no cinema, mas por falta de tempo e grana, não vou poder ver todos. Mas pelo menos estes três aqui abaixo eu quero conferir no cinema.

CINDERELA





O GAROTO DA CASA AO LADO



INSURGENTE





Qual desses vocês querem assistir?

domingo, 8 de março de 2015

Para refletir neste dia da Mulher - "Sejamos todas feministas" (Chimamanda Ngozi Adiche)


Hoje eu conclui a leitura deste pequeno livro de Chimamanda Ngozi Adiche, "Sejamos todas feministas", publicado pela Editora Companhia das Letras. O texto é baseado em uma palestra que ela deu em TEDxEuston em Dezembro de 2012. Um discurso excelente para refletirmos sobre o que é ser mulher em nossa sociedade. O texto é bem curto, no meu celular tudo deu 24 "páginas", mas se tirar, capa, contra capa...tem bem menos. Você pode baixar (ainda) gratuitamente pelo Play Store (Google play).

Vou deixar aqui em abaixo um vídeo dela que também ADOREI, no qual ela trata sobre os "perigos da história única". Muito interessante, vale a pena dar uma conferida. Ela faz uma crítica sobre como na cultura dela toda a sua história foi criada a partir de uma visão eurocêntrica do mundo, entre outras. Na verdade algo não muito diferente do que passamos aqui na América latina.





sexta-feira, 6 de março de 2015

Descobrindo mais Booktubers

Então, estou pagando pela língua neste momento....no post anterior falei que não tinha encontrado outros canais literários legais ou que tenham esta temática, eles se denominam de "Booktubers" (descobri isto estes dias). Encontrei outras pessoas bacanas que dedicam o seu tempo a fazer resenhas de livros e a comentarem sobre os lançamentos do momento, enfim, este mundo que também amo que é o da leitura. Aqui vou citar mais três canais super bacanas que valem a pena se inscreverem.

O primeiro é Cabine Literária, este ainda não parei para analisar bem, vi só uns três vídeos. Este canal é composto por vários integrantes, eu gostei da vibe do pessoal e o trabalho deles parece ser bem interessante. Eles não falam só de livros, mas de séries, filmes, etc.




Outro canal que adorei foi o Chiclete Violeta, gente a menina é uma gracinha e super bem desenrolada. Gostei das resenhas e dos seus vídeos, quem é mais teen vai adorar seus vídeos. Eu não sou Teen e gostei também.





O terceiro canal que gostei foi o Geek Freak. Gente, o rapaz que faz a resenhas dos livros é bem divertido, gostei muito do estilo dele e  das suas resenhas.





Você gosta deste tipo de vídeo?Qual o seu favorito?

domingo, 1 de março de 2015

Canais e Blogs sobre Livros

Esta semana fui assistir no cinema uma exibição de filmes clássicos digitalizados promovida pelo Cinemark aqui da minha cidade. O filme que escolhi pra ver foi "O Iluminado" que é meu filme antigo preferido, depois farei um post aqui sobre o assunto.
Pesquisando sobre livros e resenhas sobre "O iluminado", percebi que tem poucos canais no Youtube com temas sobre literatura e resenhas de livros. Dentre estes foi raridade encontrar algum realmente bom, tanto que os que vou indicar aqui no blog são quase os existentes que valem a pena seguir, se souberem de outros, por favor, me indiquem.
Vi que tem mais blogs com esta temática, vários legais inclusive. Anos atrás eu tinha um blog dedicado a esta temática, nos tempos que eu tinha tempo pra ler, na época tinha iniciado uma saga de leituras dos livros da Meg Cabot, era super fã dela. Acho que muitas meninas na faixa dos quase 30 anos devem ter lido algum livro dela, no meu tempo de adolescente só dava ela nas prateleiras juvenis das livrarias. O meu preferido até o hoje é "O garoto da casa ao Lado" e a série que comecei e não terminei de "A mediadora", enfim, isso será tem para outros posts. Abaixo os meus achados sobre o tema "Livros".

Curiosidade: Na maioria dos canais sobre este tema percebi que não tem muitos inscritos, comparando com outros temas, tais como: culinária, moda, maquiagem etc. O que mostra o pouco interesse das pessoas pela leitura. Não sabem o que estão perdendo...

No Youtube encontrei o canal da Tatiana, que foi o que eu mais gostei e super recomendo para quem gosta do tema. Ela é super simpática, faz um resumo bem legal dos livros e te deixa super empolgada(o) pra ler o livro.




Ela também tem um blog - http://www.tatianafeltrin.com/


Outro Canal que achei legal foi o da Pam Gonçalves, achei ela uma graça de pessoa e assim como eu é super fã de Meg Cabot.




O endereço do seu blog http://www.pamgoncalves.com/


Abaixo alguns endereços de blogs que encontrei que achei legal sobre o tema.


http://livrosfloresetc.blogspot.com.br/

http://literaturaeeu.blogspot.com.br

http://casasemlivros-corposemalma.blogspot.com.br/

http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

http://palaciodelivros.blogspot.com.br/

http://www.nomundodoslivros.com/